domingo, 7 de junho de 2009


Meio Ambiente
Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
O problema do lixo é um problema sério que, por enquanto, não tem solução. Cada paulistano produz por dia uma média de 1,05kg de lixo, um pouco acima da média nacional, que é de cerca de 800 gramas por dia. Pode-se calcular então que um paulistano irá produzir até o fim de sua vida cerca de 25,68 toneladas por dia. Os números do lixo são ainda maiores em países desenvolvidos, onde o consumo é maior, um nova-iorquino produz em média 1,77 kg por dia (40 toneladas até o fim da sua vida). Onde colocar todo esse lixo? A resposta é: Não existe onde. Dentro de poucos anos, se for mantida a produção atual de lixo, não haverá mais local onde colocar tanto lixo!
A solução então é simples, vamos reciclar! Essa pode parecer a solução ideal para o problema, mas não é. o lixo deve sim ser reciclado, mas antes de reciclar devemos tentar diminuir ao máximo a quantidade de lixo que produzimos, reutilizar tudo o que pudermos e então reciclar.
Isso deve ser feito, pois quanto maior a quantidade de lixo reciclado, maior será a quantidade de lixo produzido e de recursos naturais utilizados. E nem todo o tipo de lixo pode ser reciclado, assim a solução mais eficiente por enquanto para o problema do lixo são os três "Rs". Não é porque um material é reciclado que vamos consumir cada vez mais dele, a reciclagem não é uyma solução total para o problema do lixo. Ela apenas minimiza as conseqüências.

reciclar
reduzir,reciclar,reutilizar






Reciclagem


A reciclagem é o termo genericamente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.
O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização.

reutilização.
O reaproveitamento ou reutilização consiste em transformar um determinado material já beneficiado em outro. Um exemplo claro da diferença entre os dois conceitos, é o reaproveitamento do papel.
Reutilizar é uma forma de evitar que vá para o lixo aquilo que não é lixo. É ser criativo, inovador, usar um produto de várias maneiras.

Reutilizar significa dar novos usos a materiais já utilizados. Desta forma reduz-se a quantidade de resíduos a tratar, a enviar para reciclar ou para destino final, e poupam-se recursos naturais.

brinquedo feito com um rolo de papel higiênico e cartolina

Brinquedo feito com caixas de papelão



REDUZIR:
Reduzir significa economizar de todas as formas possíveis. Numa sociedade onde quase todas as embalagens são descartáveis, é preciso repensar nas diversas maneiras de se combater o desperdício.
• Adote estas dicas:
.Procure sempre produtos mais duráveis;
.Compre o suficiente para consumo, evitando desperdício de produtos e alimentos;
.Coloque no prato só o que realmente for comer;
.Reforme e conserte os objetos, no lugar de substituí-los por outros;
.Evite comprar legumes, frios e carnes em bandejas de isopor, que não são recicláveis.
.Controle o uso da água: não deixe a torneira aberta enquanto escova os dentes, passa o shampu ou ensaboa a louça. Abrir e fechar várias vezes é melhor do que deixar a água correr sem necessidade;
.Desligue a TV e apague a luz quando sair.
.Lance a moda de usar os dois lados do papel na hora de tirar fotocópias de documentos de grande volume.
.Use o verso de papéis impressos para fazer os seus rascunhos ou bloquinhos de recados.
.Evite embrulhos e embalagens supérfluas, como sacos plásticos para itens avulsos. É sempre mais lixo!
.Não jogue papéis, latinhas e bitucas de cigarro nas ruas, pois vão direto para os bueiros, causando entupimentos e enchentes. Os únicos responsáveis pela poluição das águas, mares, rios e lagos somos nós, a população.


Nenhum comentário:

Postar um comentário