sábado, 27 de junho de 2009

As 2 regionalizações do Brasil e outros


As 2 regionalizações do Brasil
Regionalização IBGE:
A regionalização feita pelo IBGE (instituto Brasileiro de geografia e estatística)foi estabelecida devido as condições naturais,culturais e econômicas
(Sul, Sudeste, Norte, Nordeste, Centro-oeste)





Regiões Geoeconômicas:
A regionalização foi estabelecida devido as condições históricas e econômicas.
(Amazônia, Nordeste, Centro-sul).











COLETA SELETIVA:
Coleta seletiva ou Recolha seletiva é o termo utilizado para o recolhimento dos materiais que são passíveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora. Dentre estes materiais recicláveis podemos citar os diversos tipos de papéis, plásticos, metais e vidros.
A separação na fonte evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis, aumentando o valor agregado destes e diminuindo os custos de reciclagem.
Para iniciar um processo de coleta seletiva é preciso avaliar, quantitativamente e qualitativamente, o perfil dos resíduos sólidos gerados em determinado município ou localidade, a fim de estruturar melhor o processo de coleta.
PROBLEMAS DO LIXO
O Lixo Causa Doença, é responsável por uma série de problemas a humanidade, pois agride violentamente o planeta em que vivemos causando a Poluição da Água, a degradação dos mananciais e do solo, enfim, o lixo é prejudicial ao Meio Ambiente sendo responsável pela morte de espécies da flora e da fauna. Mas o lixo também causa problemas diretamente ao ser humano, pois o Lixo Urbano causa doenças sérias na população. O lixo oferece água, abrigo e principalmente alimento para o desenvolvimento de varias formas de vida, especialmente de insetos, e animais consideradas pragas urbanas, como ratos, pombos, baratas, moscas e cães, que são transmissão de doenças e de agentes que podem causar infecções como vermes, vírus, bactérias e fungos. São muitas as doenças relacionadas ao acumulo de lixo e a sua falta de tratamento
















HERANÇA CULTURAL E ECONÔMICA DO EUROPEU NO BRASIL.
CULTURA: *língua
*Vestuário
*religião
*organização territorial

ECONÔMICA: *exportação
*importação
*vestuário









A herança cultural e econômica do negro no Brasil:
CULTURAL: *Força
*danças (maculelê)
*jogos
*ritmos
*comida

ECONOMIA: *comida
*importação
*exportação














Atividades econômicas no BRASIL:
1°= Agricultura/pecuária/Agropecuária
2°= indústria
3°= comércio
4°= tecnológico(computadores e etc.)

















A HERANÇA CULTURAL DO ÍNDIO NO BRASIL
CULTURAL:*Lendas
*Valores como medicina natural
*Preservação ambiental



















TAXAS POPULACIONAIS DO BRASIL E SEUS EFEITOS:
*O BRASIL ESTÁ FICANDO MAIS VELHO
*HÁ UMA DESACELERAÇÃO NO CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO
*A TAXA DE FERTILIDADE ESTÁ EM QUEDA
O Brasil está ficando mais velho devido às,principalmente, mulheres,que não querem ter muitos filhos,devido ao alto custo de vida,conforto e melhores condições de vida.







domingo, 7 de junho de 2009


Meio Ambiente
Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
O problema do lixo é um problema sério que, por enquanto, não tem solução. Cada paulistano produz por dia uma média de 1,05kg de lixo, um pouco acima da média nacional, que é de cerca de 800 gramas por dia. Pode-se calcular então que um paulistano irá produzir até o fim de sua vida cerca de 25,68 toneladas por dia. Os números do lixo são ainda maiores em países desenvolvidos, onde o consumo é maior, um nova-iorquino produz em média 1,77 kg por dia (40 toneladas até o fim da sua vida). Onde colocar todo esse lixo? A resposta é: Não existe onde. Dentro de poucos anos, se for mantida a produção atual de lixo, não haverá mais local onde colocar tanto lixo!
A solução então é simples, vamos reciclar! Essa pode parecer a solução ideal para o problema, mas não é. o lixo deve sim ser reciclado, mas antes de reciclar devemos tentar diminuir ao máximo a quantidade de lixo que produzimos, reutilizar tudo o que pudermos e então reciclar.
Isso deve ser feito, pois quanto maior a quantidade de lixo reciclado, maior será a quantidade de lixo produzido e de recursos naturais utilizados. E nem todo o tipo de lixo pode ser reciclado, assim a solução mais eficiente por enquanto para o problema do lixo são os três "Rs". Não é porque um material é reciclado que vamos consumir cada vez mais dele, a reciclagem não é uyma solução total para o problema do lixo. Ela apenas minimiza as conseqüências.

reciclar
reduzir,reciclar,reutilizar






Reciclagem


A reciclagem é o termo genericamente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.
O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização.

reutilização.
O reaproveitamento ou reutilização consiste em transformar um determinado material já beneficiado em outro. Um exemplo claro da diferença entre os dois conceitos, é o reaproveitamento do papel.
Reutilizar é uma forma de evitar que vá para o lixo aquilo que não é lixo. É ser criativo, inovador, usar um produto de várias maneiras.

Reutilizar significa dar novos usos a materiais já utilizados. Desta forma reduz-se a quantidade de resíduos a tratar, a enviar para reciclar ou para destino final, e poupam-se recursos naturais.

brinquedo feito com um rolo de papel higiênico e cartolina

Brinquedo feito com caixas de papelão



REDUZIR:
Reduzir significa economizar de todas as formas possíveis. Numa sociedade onde quase todas as embalagens são descartáveis, é preciso repensar nas diversas maneiras de se combater o desperdício.
• Adote estas dicas:
.Procure sempre produtos mais duráveis;
.Compre o suficiente para consumo, evitando desperdício de produtos e alimentos;
.Coloque no prato só o que realmente for comer;
.Reforme e conserte os objetos, no lugar de substituí-los por outros;
.Evite comprar legumes, frios e carnes em bandejas de isopor, que não são recicláveis.
.Controle o uso da água: não deixe a torneira aberta enquanto escova os dentes, passa o shampu ou ensaboa a louça. Abrir e fechar várias vezes é melhor do que deixar a água correr sem necessidade;
.Desligue a TV e apague a luz quando sair.
.Lance a moda de usar os dois lados do papel na hora de tirar fotocópias de documentos de grande volume.
.Use o verso de papéis impressos para fazer os seus rascunhos ou bloquinhos de recados.
.Evite embrulhos e embalagens supérfluas, como sacos plásticos para itens avulsos. É sempre mais lixo!
.Não jogue papéis, latinhas e bitucas de cigarro nas ruas, pois vão direto para os bueiros, causando entupimentos e enchentes. Os únicos responsáveis pela poluição das águas, mares, rios e lagos somos nós, a população.


segunda-feira, 1 de junho de 2009

quarta-feira, 18 de março de 2009

Problemas da cidade

Perigo constante!!!

Problemas da cidade


Problemas atuais

Mobilidade urbana:

Avenida Amazonas, uma das vias mais movimentadas da cidade.
Os problemas de trânsito enfrentados pela população de Belo Horizonte começaram já na concepção do projeto urbanístico do engenheiro Aarão Reis, responsável pela construção da nova capital. O traçado viário idealizado pelo engenheiro, cuja implementação se limitou à área compreendida dentro do círculo formado pela Avenida do Contorno, privilegiou a forma radioconcítrica, ou seja, todas as ruas partiam do centro. Atualmente, essa área corresponde a 3,5% da mancha demográfica da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A configuração então assumida pela cidade através das décadas seguintes, de ter no seu centro o pólo provedor, foi um dos fatores preponderantes para o atual cenário somado à ausência de obras viárias importantes.

Criminalidade:

Belo Horizonte é a sexta capital estadual mais violenta do país, segundo o estudo "Mapa da Violência dos municípios brasileiros", publicado pela Rede de Informação Tecnológica Latino Americana (RITLA).

Meio ambiente:

Atualmente a poluição é bem grande e notável. Existem várias coisas responsáveis por essa poluição:
*indústrias
*automóveis
*redes de saneamento (que jogam o esgoto nos rios, ao longo da cidade)
*poluição visual (principalmente no centro das cidades)

quarta-feira, 11 de março de 2009

Texto: Motivos do crescimento urbano


Motivos do crescimento da população na área urbana

Procura de emprego e trabalho:

Geralmente a causa de acidentes, doenças, assassinatos, lotação, congestionamentos e outros problemas surgem da grande quantidade de turistas, que vão a lugares onde a muitas indústrias, áreas de comércio e etc. geralmente para procurar emprego e estudos, e assim, o número da população na cidade vai aumentando, o que possivelmente irá acontecer.
Dessa maneira ocorrerá com a cidade, vários problemas, e desses iraõ surgindo mais.
(a procura de emprego e estudos causa um aumento na cidade, o que gera problemas)

Área de comércio:

Também causam um aumento no número de pessoas na cidade, gente que quer ficar mais próximas de lojas, shoppings e etc. para terem um acesso mais fácil a produtos.

Problemas do Brasil:

Cidades estão ficando cada vez mais cheias, com muitas indústrias e poluição. O transito é intenso, o que causa congestionamentos. O aumento de empresas indústrias e lojas, área de comércios atrai pessoas consumidoras e turistas que ficam por aqui e aumentam a população na cidade e no país, o que gera vários problemas:
*Congestionamentos,
*Superlotação em ônibus coletivos
*E etc.
O governo:
O governo é corrupto, já até senti vergonha de ser brasileiro. Quando vejo o que os políticos fazem com o nosso de dinheiro, fico impressionado. Quando vejo que, em vez de construírem escolas, hospitais, praças de lazer e etc. constroem castelos para morarem, só andam com carro luxuoso.
É difícil acreditar em políticos, pois tudo o que prometem, não cumprem, eles prometem tudo o que queremos, só para ganhar votos e serem eleitos.

A geografia:

*A geografia se relaciona com o IDH ( Índice de desenvolvimento humano ). Assim sabemos porque acontece o aumento do n° da população nas cidades e a causa dos problemas do Brasil.

terça-feira, 10 de março de 2009

Texto: A cidade e as inundações

A rotina de sempre: A cidade refém das inundações. Em alguns casos resultante do descaso do poder público. Em outros, da própria população.

Imagem congestionamento


Imagem congestionamento2


Imagem corrupção


Problemas da cidade

Trânsito caótico: já não existe mais espaço para tantos carros! Esta situação é o resultado do sonho de consumo de todos os brasileiros somado à falta de planejamento da cidade.
Grande parcela da população vive em condições sub-humanas. Crianças muitas vezes não frequentam escola porque precisam trabalhar para ajudar no sustento da família.

segunda-feira, 9 de março de 2009

vídeo-charge:pobreza

Problemas da cidade:

CRÔNICA: Violência urbana

Problemas da cidade

Caos no trânsito

Problemas da cidade

Vídeo-Charge Injustiça social

Problemas da cidade

Lixo

Problemas da cidade

Vídeo-Charge Ensino público

Problemas da cidade

Chuvas

Problemas da cidade

domingo, 22 de fevereiro de 2009

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Vídeo-charge 6

Vídeo-charge 5

Vídeo-charge 4

Vídeo-charge 3

Vídeo-charge 2

Vídeo-charge

Charge 3

PEDINDO EMPREGO AO DEPUTADO

O sujeito vai visitar um amigo deputado e aproveita para lhe pedir um emprego para o filho que tinha acabado de completar o supletivo do primeiro grau.
- Eu tenho uma vaga de assessor, só que o salário não é muito bom...
- Quanto é, doutor?
- Pouco mais que cinco mil reais!
- Cinco mil? Mas é muito dinheiro para o garoto! Ele não vai saber o que fazer com tudo isso não doutor! Não tem uma vaguinha mais modesta?
- Só se for para trabalhar na Assembléia. É meio-período e eles estão pagando dois mil!
- Ainda é muito, doutor! Isso vai acabar estragando o menino! O senhor não tem um emprego que pagasse uns mil reais?
- Ter eu até tenho, mas aí é só para quem presta concurso e tem que ter curso Superior!

Charge 2

CONTANDO COM DEUS

Uma jovem convidou o noivo para conhecer seus pais. Depois do jantar, o pai foi conversar com o rapaz no escritório.
- Então, quais seus planos? - começou.
- Sou estudante de Teologia - respondeu o rapaz.
- Admirável - disse o pai -, mas o que fará pra proporcionar um bom lar à minha filha?
- Vou estudar e Deus proverá - explicou.
- E como vai criar os filhos?
- Deus proverá.
Os dois saíram do gabinete e a mãe perguntou ao marido:
- Como foi?
- Ele não tem dinheiro nem perspectiva de emprego - disse o pai. - Mas, por outro lado, pensa que sou Deus.

Cidades e soluções parte 3

Vídeo

Cidades e soluções parte 2

Vídeo

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009




Mapa da América Latina

Cidades e soluções parte 1

Vídeo

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Mapa de Minas Gerais



Mapa do Mundo

Charge

AMENDOIM NO OUVIDO

O cara estava bebendo cerveja e vendo TV na sala, "vigiando" a filhinha de 14 anos que namorava na varanda.
Sono pegando, cerveja fazendo efeito, ouvido começa a coçar e o babaca começa a cutucar o ouvido com um amendoim,
até que a casca do amendoim quebra e o caroço de amendoim entala no ouvido.
O cara fica desesperado, começa a tentar tirar o amendoim com o dedo e empurra mais pra dentro! Pega uma tampinha de caneta Bic - olha que idéia! - e o amendoim entrou mais ainda.
Nisso o sujeito já estava louco, gritando, chamando a mulher, que veio correndo, apavorou e já queria levar o maridão bêbado para o Hospital. O cara não queria:
- Que mico! sou um cara de posição, não posso me expor
ao ridículo!
Nisso a filhinha de 14 e o namorado (de 17 anos...) entram na sala pra ver o que estava acontecendo.
A filha:
- Pai, que é isso! Que vergonha!
O gaiato (namorado da filha):
- Calma, que eu dou um jeito! Quando era escoteiro, eu que socorria os amigos!
O entalado, que estava sem graça, apavorado, e agora pê da vida com aquele sujeitinho dando palpite, acabou aceitando ajuda.
O rapaz mete dois dedos no nariz do marmanjo, e diz:
- Fecha a boca e sopra pelo nariz com bastante força!!
O sogrão fez. E não é que o maldito amendoim saiu do ouvido? O namoradinho sai todo convencido, a filha toda apaixonada, e a mulher, encantada com o eficientíssimo rapaz, diz pro maridão:
- Viu que gracinha? Tão calmo, tão controlado nas emergências... O que será que ele vai ser?!?!?!
E o maridão, com cara de desconsolado, responde:
- Pelo cheiro dos dedos, nosso genro...

Mapa de Belo Horizonte

Mapa de BH com as suas regionais


Mapa do Brasil